segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Como escolher as cores para a sua aquarela

Um guia simples para entender tons frios, tons quentes e montar paletas mais harmônicas.

 
Aquarela Cogumelos Arco-Íris
 

Quando começamos a pintar em aquarela, é comum olhar um desenho pronto e se perguntar como o artista chegou naquela combinação de cores. Por mais que seja interessante pintar apenas seguindo a inspiração, na prática, para termos um bom resultado final, precisamos pensar um pouquinho nas cores que vamos usar. Às vezes, desenhar é como criar uma receita nova. É divertido experimentar ingredientes diferentes, mas precisamos entender se eles funcionam juntos. Por isso, pensar nas cores antes de começar faz toda a diferença.

Tons frios e tons quentes. O quanto isso é importante?

Quando eu penso em cor, sempre me lembro do círculo cromático. Ele é útil para entendermos como as cores se comportam dentro do círculo e quais combinações costumam funcionar. Mas, para mim, o mais importante na hora de escolher as cores é decidir se a minha paleta será fria ou quente. O que isso significa? Quando você usa cores que têm a mesma temperatura, o resultado final tende a ficar mais harmonioso.

 

Cores quentes

 
Cores frias

 
Vou usar alguns dos meus desenhos com cogumelos para ilustrar essa diferença. No primeiro desenho, eu usei uma paleta quente. Perceba como as cores parecem mais terrosas e avermelhadas. Eu chamaria essa paleta de outonal, e o resultado foi um desenho com um ar cozy e “quentinho”. Já no segundo desenho, eu usei uma paleta mais fria. Note como o resultado final tem um ar mais “fresco”. Observar esse detalhe mudou completamente a forma como eu escolho as cores hoje.

Como identificar tons frios e tons quentes?

Honestamente, eu não tenho uma técnica infalível. A melhor forma que encontrei foi observando as cores antes de pintar e praticando nos desenhos. Aprender a identificar a temperatura das cores não só deixa o resultado mais harmonioso, como também ativa sua criatividade e sua observação. Com o tempo, você passa a reconhecer a temperatura logo no primeiro olhar e uma paleta inteira começa a se formar naturalmente na sua cabeça.

Exercício prático: como treinar o olhar para tons frios e quentes

A melhor forma de aprender continua sendo praticar. Um bom exercício é pegar o material que você usa para colorir (aquarela, lápis de cor, canetas, etc.) e comparar as mesmas cores entre si. Se você tiver materiais de marcas diferentes, observe as diferenças entre elas. Muitas vezes a diferença é sutil, mas, com a prática, identificar a temperatura das cores se torna algo natural — e isso se reflete nos seus desenhos.

Até a próxima,
Thaís

Para saber mais

Aquarela - Parte I - Um Guia Básico com Técnicas e dicas

Materiais citados neste post:
Aquarela Pentel 
Aquarela Misci 
Kit Pincel Aquarela Keramik
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário