quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Como Desenvolvi Meu Processo Criativo em Arte Digital: Dicas para Iniciantes no Inkscape

Arte Digital criado no Inkscape


Criar arte digital é algo completamente novo para mim. Comecei essa jornada no final de 2022, e agora, quase dois anos depois, decidi compartilhar um pouco sobre o meu processo e o que aprendi ao longo do caminho.


Por que Eu Decidi Criar Arte Digital?

Tudo começou com a curiosidade. Eu sempre desenhei no formato tradicional, então imaginei como seria criar arte digitalmente. Como seria o processo de colorir sem usar tinta, mas sim ferramentas digitais? No início, foi difícil, como qualquer coisa nova, mas logo que encontrei as ferramentas certas, o processo se tornou muito mais simples e divertido!


Desenho no papel feito com caneta


A Diferença entre Desenho Tradicional e Digital

Para mim, a grande diferença entre o desenho tradicional e o digital está na forma de “pensar” as etapas do desenho. No formato tradicional, foco na criação de texturas; já no digital, penso em “camadas”. Essa abordagem em camadas me ajudou a criar um processo funcional que mantém a minha identidade visual, mesmo em formato digital.


Manter essa identidade visual foi fundamental para mim. Como gosto muito de trabalhar com linhas, busquei uma ferramenta que mantivesse meu traço e foi assim que conheci o Inkscape.


Por Que Escolhi o Inkscape?

Eu logo percebi que precisava de uma ferramenta que se adaptasse às minhas necessidades, independentemente do que a maioria das pessoas utilizavam. Embora o Photoshop e o Adobe Illustrator sejam os favoritos de muitos artistas digitais, esses programas não eram ideais para mim, especialmente porque uso Linux há anos. Encontrei o que precisava no Inkscape, uma ferramenta open-source que me permitiu manter meu traço e explorar possibilidades de forma simples e prática. Ainda uso o Krita para detalhes ou criações de estampas (rapport), mas o Inkscape é minha principal ferramenta para criar e colorir arte digital.


Como Funciona o Meu Processo?

Mesmo na arte digital, começo o processo com um esboço tradicional feito à mão. Após finalizar o contorno no papel, escaneio e edito a imagem no GIMP, um software open-source que já uso há anos para editar imagens. Com o GIMP, consigo ajustar o contraste das linhas e preparar o esboço para o próximo passo.


Depois da imagem ajustada, abro-a no Inkscape e a transformo em vetor. Em vez de vetorizar manualmente, utilizo a ferramenta automática de vetorização do Inkscape, que preserva meu traço e simplifica o processo. Após a vetorização, vem a parte divertida: colorir! Como já mencionei, penso nas cores em camadas, adicionando tons base, sombras e detalhes gradualmente. Com o tempo, aprendi a usar ferramentas de luz e transparência que proporcionam um acabamento especial ao trabalho.


E é assim que crio minhas artes digitais! Surpreendentemente, essa prática influenciou até meus desenhos tradicionais, pois, antes, eu usava poucas cores, mas hoje, a cor é parte essencial do meu trabalho ;)


Até a próxima!

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Como Participar do Inktober de Forma Leve: Dicas e A minha Experiência no Inktober 2024

Inktober 2024 - Dia 7 - Passport


Outubro sempre é um mês movimentado para mim. Além de começarmos a pensar no fim do ano que já está à nossa porta, temos o Inktober. Para mim, o Inktober, apesar de ser um grande desafio (afinal, desenhar 31 ilustrações em 31 dias não é fácil!), é também uma oportunidade incrível para exercitar a criatividade.

Nos últimos anos, para evitar a sensação de "pressão" que pode surgir em desafios desse tipo, tenho participado do Inktober de uma forma mais leve. Em vez de me obrigar a desenhar todos os dias, faço os desenhos conforme meu ritmo, sem o compromisso de completar os 31 dias.

Com essa abordagem mais tranquila, o Inktober se torna uma experiência super agradável e divertida. E, no final, consigo criar ilustrações das quais realmente gosto! Em breve, planejo digitalizar e colorir esses desenhos para compartilhar em plataformas como Colab55 e Redbubble, espalhando minha arte pelo mundo ;)

Postei todo o resultado do meu Inktober no Instagram e, abaixo, selecionei meus favoritos de 2024!


Inktober 2024 - Dia 8 - Hike



Inktober 2024 - Dia 9 - Sun



Inktober 2024 - Dia 12 - Remote

E você? Participou do Inktober este ano?

Uma semana cheia de criatividade para todos!

Para saber mais: 

Inktober



quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Voltando à Arte Tradicional: Minha Experiência com Desenhos em Tamanho A3

Ilustração A Floresta


Depois de cerca de um ano me dedicando à arte digital, decidi voltar a fazer arte tradicional — e, desta vez, criei desenhos em tamanhos maiores!

Foi a primeira vez que trabalhei em um desenho no tamanho A3, e posso dizer que foi um verdadeiro desafio. A dificuldade não estava apenas no tamanho do papel, mas também no tempo necessário para finalizar a obra. Se antes, com o tamanho A4, eu levava alguns dias para completar o processo (rascunho, contorno, pintura e cores), desta vez, precisei de quase um mês para finalizar cada etapa!



Detalhes - Lápis de cor + Aquarela + Pastel a óleo


Na prática, percebi que enquanto em desenhos menores preciso ser mais concisa nas ideias, uma folha A3 oferece mais possibilidades. Por isso, dediquei muito mais tempo ao rascunho, buscando elementos que enriqueceriam a composição. Escolhi como tema cogumelos e plantas com um toque surreal e fantasioso. A ideia era criar um fundo em nanquim, com cores contrastantes e detalhes em branco para dar luminosidade ao desenho.

Neste trabalho, aproveitei para experimentar cores com três materiais diferentes: aquarela, lápis de cor e pastel a óleo. Usei a aquarela como cor de fundo, bem diluída, para um tom suave e menos saturado. Em seguida, o lápis de cor trouxe mais sombra e profundidade. Já o pastel a óleo foi aplicado pontualmente, trazendo brilho em algumas áreas e criando sombras esfumadas atrás de certos elementos. Finalizei com caneta em gel branca para pequenos detalhes e brilhos.



Cogumelos! A minha parte favorita =)


Minha parte favorita foi incorporar o preto nos detalhes! Após finalizar as cores, usei lápis preto esfumado em diversas áreas para criar sombras e dar mais profundidade ao desenho. Eu amo usar preto nas minhas obras pelo contraste e pela profundidade que ele pode adicionar, especialmente quando aplicado sobre outras cores. Foi uma experiência incrível — e sim, que venham mais desenhos em tamanhos maiores!

Até a próxima,

Thaís Melo


terça-feira, 5 de março de 2024

"De tudo um pouco". A frase que descreveria 2022

 

O sapo, o peixe e o vale das flores dançantes




Chegamos em 2022 e esse foi um ano com muitas experimentações! Eu fiz um curso sobre arte abstrata e com isso, passei alguns meses experimento tintas e telas. 







No final do ano, eu comecei a fazer arte digital. Duas coisas completamente diferentes e novas para mim, mas que influenciaram muito o meu ano de 2023!


Totoro + Sonic Youth


Um dos meus primeiros vetores!



"De tudo um pouco". A frase que descreveria 2022. O ano de desenhos surrealistas, tinta acrílica, meus primeiros vetores inspirados no Tibbers, o gato de estimação do meu irmão. E é claro, com um pouco de Tororo e Sonic Youth também =)

Até a próxima,

Thaís








terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Surrealismo, ovos com pernas e um pouco de cores: Desenhos de 2021

 

Inktober 52 - Ovo


Tem sido interessante separar os meus desenhos para esses posts e observar o caminho que eles foram tomando ao longo dos anos. 


Trechos - Zine Free - Volume 1
Zine Free - Volume 1

Em 2021 eu comecei a usar mais cores e percebi uma forte tendência em desenhar temas absurdos com um "toque" de surrealismo. Foi em 2021 que criei a minha primeira zine, chamada Free. Uma mistura de desenhos com letras de música. Para quem ficou curioso, a zine está disponível, no Colab55

Aos poucos, eu vou chegando mais perto de começar a criar arte digital. Mas isso é assunto para 2022 ;)

Até a próxima,

Thaís